Madeira regista um total de 417 refugiados ucranianos
Desse total, 194 são mulheres (46,5%), 86 são homens (20,6%) e 137 são crianças (32,8%), revela a Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania
A Madeira regista um total de 417 refugiados ucranianos, que fizeram o seu pedido de protecção internacional no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Desse total, 194 são mulheres (46,5%), 86 são homens (20,6%) e 137 são crianças (32,8%), revela a Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania.
Até ao momento, já foram atendidas 386 pessoas no Balcão 30 da Loja do Cidadão, correspondendo a 161 famílias.
Entre os cidadãos atendidos, 95 crianças pretendem ser integradas em escolas; 79 pessoas foram encaminhadas para os Serviços de Saúde, pois tomam medicação ou têm doenças crónicas e 181 pessoas pretendem trabalhar.
São já 69 famílias madeirenses que se disponibilizaram, desde Março até à data, a sua habitação para acolher cidadãos ucranianos.
De acordo com dados facultados pela Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, 33 famílias estão alojadas em casas de famílias voluntárias, num total de 79 pessoas, e permanecem duas famílias no Centro de Juventude do Pico dos Barcelos, num total de quatro pessoas.
Em relação ao apoio à alimentação, 58 famílias, num total de 137 pessoas, já receberam esse apoio através do Instituto de Segurança Social da Madeira.
No que diz respeito ao emprego, 118 empresas manifestaram interesse em acolher cidadãos ucranianos através do Instituto de Emprego, com o apoio da ACIF, que correspondem a 200 ofertas de emprego registadas, à data, das quais 139 estão activas. Foram ainda formalizadas 43 inscrições para emprego de cidadãos ucranianos no Instituto de Emprego e realizadas 33 apresentações de cidadãos ucranianos a ofertas de emprego.
De referir ainda que 92 cidadãos ucranianos estão a frequentar aulas de português – 5 turmas – com a Academia de Formação da ACAPORAMA (Associação de Casas do Povo da RAM), numa iniciativa solidária desta instituição. Arrancou também, a 2 de Maio, mais uma formação on-line gratuita de português, ministrada pela Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro (Escola do Galeão), com 24 formandos inscritos.