Jovens debatem ‘Recuperação do Património’ na Assembleia Legislativa da Madeira
Projecto Parlamento Jovem Regional leva cerca de 70 alunos à sala do hemiciclo madeirense
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolhe esta sexta-feira, 6 de Maio, a Sessão Plenária da XXII edição do projecto Parlamento Jovem Regional. Os jovens ‘deputados’ por um dia debatem a proposta de recomendação intitulada ‘A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira’.
Compõem o hemiciclo madeirense alunos representantes de 18 escolas do 3.º ciclo do ensino básico da Região. Cada estabelecimento de ensino conta com dois alunos efectivos, dois suplentes e um jornalista, num total de 70 participantes. Os jovens ‘deputados’ têm a oportunidade de colocar questões aos deputados representantes dos partidos com assento parlamentar (PSD, PS, CDS-PP, JPP e PCP).
A sessão parlamentar é presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues e pelo secretário regional da Educação, Ciência e tecnologia, Jorge Carvalho.
No início dos trabalhos, Jorge Carvalho parabenizou a disponibilidade e o interesse dos alunos no projecto Parlamento Jovem, destacando a “grande relevância” da temática em debate, lembrando a importância de conhecer e preservar a história, as tradições e a cultura madeirense.
“As novas gerações terão uma grande responsabilidade na afirmação da Região”, alertou.
A vossa participação é algo que gostaria de valorizar porque nem sempre é fácil os jovens disponibilizarem-se para o debate e a troca de ideias, por isso estão de parabéns. Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e tecnologia
O projecto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que pretende promover a educação para a cidadania, promover nos jovens o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais activa, bem como sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.