Turismo Madeira

"Turismo está a prestar um grande contributo à economia regional"

O secretário regional de Turismo realça que a Madeira "está a tirar proveito do trabalho que fez durante todo o período pandémico", face aos valores recorde atingidos em Abril de 2022 no número de hóspedes e dormidas.

Eduardo Jesus destaca ainda o "efeito Ryanair" na recuperação do sector do Turismo
Eduardo Jesus destaca ainda o "efeito Ryanair" na recuperação do sector do Turismo, Foto de Março de 2022, no arranque da operação da Ryanair na Madeira. ASPRESS

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destacou esta terça-feira, 31 de Maio, que a Madeira está a consolidar a recuperação do sector do Turismo, atingindo valores recorde em Abril de 2022 no número de hóspedes e dormidas, com mais  36% de hóspedes e mais 24,5% das dormidas face a 2019, ano pré-pandemia. 

Dormidas e hóspedes atingem valores recorde em Abril de 2022

Nos primeiros dados referentes a Abril de 2022, relativamente ao sector de alojamento turístico da Região, a Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM), estima a entrada de 169.8 mil hóspedes nos estabelecimentos, correspondente a 830,7 mil dormidas, em variações homólogas muito expressivas, de +535,4% e de +574,2%, respectivamente.

O Governante atribui a recuperação da dinâmica do sector ao trabalho desenvolvido pela Região durante a pandemia, bem como ao início da operação da Ryanair na Madeira. 

A Madeira está a tirar proveito do trabalho que fez durante todo o período pandémico, em que se reposicionou, se afirmou como destino seguro e destino para todo o ano, um destino baseado na natureza, com grande consciência ao nível da sustentabilidade. Por outro lado, sem dúvida alguma, que o efeito Ryanair se faz aqui sentir. Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo

O secretário regional com a pasta do Turismo lembra que a operação da companhia aérea de baixo custo irlandesa "foi uma aposta do Governo Regional, que ficou materializado com a operação de 10 origens diferentes", sendo duas origens nacionais e oito internacionais, das quais cinco "completamente novas". 

"O sector do turismo está a prestar um grande contributo à economia regional, no que diz respeito à sua recuperação, maior dinâmica do que esta seria difícil de esperar para este momento", frisa Eduardo Jesus.