Anonymous reivindica ataque informático a portais do Governo bielorrusso
O grupo de piratas informáticos Anonymous disse hoje que realizou um "ataque" informático "massivo" aos portais do Governo da Bielorrússia devido ao seu apoio à Rússia na invasão da Ucrânia.
"O Anonymous realizou um ataque massivo contra o Governo bielorrusso devido à sua cumplicidade na invasão da Ucrânia", escreveu o grupo na rede social Twitter.
O grupo de 'hackers' acrescentou que todos os principais portais do Governo "estão 'offline'".
A agência de notícias espanhola Efe referiu, entretanto, que pode verificar que algumas páginas de organizações oficiais estavam disponíveis na manhã de hoje.
A Ucrânia e os países ocidentais acusam Minsk de ceder o seu território, facilitando a invasão da Ucrânia pelos russos.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 6,6 milhões de habitantes para fora do país, de acordo com os mais recentes dados das Nações Unidas.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.