Alunos de Geometria Descritiva da 'Francisco Franco' expõem "a natureza do quadrado"
“A Natureza do Quadrado” é o tema da exposição, hoje inaugurada, que mostra trabalhos dos alunos de Geometria Descritiva das 14 turmas da Escola Secundária de Francisco Franco.
Esta exposição de Geometria Descritiva vai ficar patente até 31 de outubro no corredor junto às salas onde a disciplina é lecionada há muitos anos, criando uma relação de proximidade e familiaridade com os alunos que a frequentam e com a comunidade educativa, na vivência dos espaços físicos da escola.
Os trabalhos expostos foram criados pelos alunos durante a atividade programada, ao longo do ano letivo 2021/22 - Projeto Criativo, com maior incidência no 3.º período como componente letiva.
Estes exercícios foram desenvolvidos em trabalho individual criando composições geométricas, explorando a representação rigorosa dessas composições nos sistemas de representação diédrica e/ou axonométrica.
A aplicação dos conteúdos ministrados e a utilização de linguagem específica e a utilização de traçado expressivo e rigoroso tendo em conta a normalização são os principais objetivos da atividade.
A disciplina de Geometria Descritiva é uma disciplina de carácter bienal (10.º e 11.º ano) e enquadra-se na estrutura curricular dos Cursos Científico Humanísticos de Artes Visuais e de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário. Segundo o programa curricular, a disciplina estuda as representações no plano de formas tridimensionais e dos espaços, a sistematização de diferentes métodos de representação gráfica rigorosa e desenvolve a capacidade de ver, perceber, organizar e estruturar o espaço.
Participam nesta exposição os alunos das turmas 10.º10, 10.º11, 10.º12, 10.º13, 10.º14, 10.º15, 10.º16, 10.º17, 11º8, 11.º9, 11.º10, 11.º11, 1.1º12 e 11.º13, sob coordenação científica e pedagógica dos professores Duarte Sousa, Mafalda Sofia Fernandes, Sílvia Pimenta, Pedro Berenguer e Teresa Mafalda Gonçalves.