NATO nomeia general Cavoli dos EUA como próximo comandante supremo para a Europa
A NATO revelou hoje que o general Christopher G. Cavoli, do Exército dos Estados Unidos, foi nomeado Comandante Supremo da Aliança para a Europa (SACEUR), numa fase de escalada de tensões devido à invasão russa da Ucrânia.
O Conselho do Atlântico Norte, órgão máximo de decisão da NATO, aprovou a nomeação do general Christopher G. Cavoli, referiu a Organização do Tratado do Atlântico Norte em comunicado.
Christopher G. Cavoli é atualmente comandante-geral do Exército dos Estados Unidos (EUA) para a Europa e África.
Após serem concluídos os processos de confirmação nacional, o general irá suceder ao atual Comandante Supremo da Aliança para a Europa, Tod D. Wolters.
O ato irá ocorrer numa cerimónia de mudança de comando no Quartel-General Militar dos Aliados (SHAPE), em Mons (sul da Bélgica), prevista para o próximo verão.
Filho de um oficial italo-americano, Christophe Cavoli nasceu durante a Guerra Fria em Würzburg, Alemanha Ocidental, e cresceu em bases militares, devido às missões do pai.
Fluente em russo, iniciou o serviço militar em 1987 e desde 2020 que comanda as forças norte-americanas na Europa e África, desde o quartel-general em Wiesbaden, na Alemanha.
O cargo de Comandante Supremo da NATO para a Europa é um dos postos militares mais importantes da Aliança Atlântica.
O ex-presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower foi o primeiro a assumir este comando, até 1952.
O SACEUR é responsável pelo comando geral das operações militares da NATO e lidera o planeamento militar das operações.