Madeira

I Conferência Internacional de Bioética debateu a protecção de dados

Foto DR/SESARAM
Foto DR/SESARAM

Decorreu hoje na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça a “I Conferência Internacional de Bioética – Protecção de Dados”, promovida pelo Centro de Estudos de Bioética - Pólo Madeira.

No âmbito desta conferência, a coordenadora do Centro de Estudos de Bioética - Pólo Madeira, Cândida Carvalho, defendeu que “a privacidade e protecção de dados é uma questão pertinente a se fazer neste momento, dada a era tecnológica em que se vive. Consciente ou inconscientemente somos fornecedores de informação a terceiros, seja ao estado ou a entidades privadas. Os dados de cada cidadão são hoje, considerados um bem valioso, pelo que, todos têm direto à protecção dos dados”.

Referiu ainda que “o consentimento por vezes não é consciente” e que “é necessário o reforço da protecção de dados de quem os trata.”

O Diretor Regional da Saúde, Herberto Jesus, em representação do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, afirmou que “os dados em termos éticos são uma questão específica, pois precisamos dos mesmos para decidir e são importantes para as organizações.”

O director regional da Saúde alertou, para a “importância da ética como um valor fundamental no mundo ocidental”, considerando importante “criar estes valores nas pessoas.”

A presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, explicou que “os dados para a saúde são muito importantes, especialmente por serem muito específicos” e reconheceu que os dados para investigação “apesar de necessários, são outro problema actual”. 

A Conferência foi um evento híbrido, tornando possível a participação de cerca de 100 pessoas e a intervenção de oradores regionais, nacionais e internacionais.