"A Madeira está na vanguarda na questão das tecnologias"
O professor Catedrático Jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, João Filipe Matos, destaca o pioneirismo da Região na digitalização da Educação.
O projecto 'Manuais Digitais' implementado pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia é um projecto "pioneiro, que mostra com a Região Autónoma da Madeira está na vanguarda na questão das tecnologias", destacou esta sexta-feira, 27 de Maio, João Filipe Matos, professor Catedrático Jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o orador principal da conferência 'Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas'.
Debate sobre transição digital na educação assistido por milhares de pessoas
Evento organizado pelo Grupo Porto Editora com o apoio da Samsung e em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira decorre no Savoy Palace.
O investigador parabeniza a Região, evidenciando que: "Não encontramos em muitos países uma experiência tão forte e tão bem organizada como esta [projecto 'Manuais Digitais'], graças aos parceiros que estão envolvidos, mas graças essencialmente, na minha perspectiva, aos professores, que abraçaram o projecto e que decidiram que era mesmo a altura de marcar uma diferença relativamente às suas práticas pedagógicas".
Na sua comunicação, João Filipe Matos sensibilizou os participantes para a inovação da educação com tecnologias digitais, salientando o papel do professor no futuro, sendo que este deverá ter como competência fundamental a aprendizagem sistemática até porque "a tecnologia que utilizamos hoje, os manuais digitais, dentro de 5/6 anos vão ser muito diferentes e o professor tem, evidentemente, uma responsabilidade grande de actualização".
O professor certamente deverá ter um conjunto variado de competências, mas essencialmente a capacidade de aprender, de se actualizar, o que faz parte do seu desenvolvimento profissional. O professore é muito responsável pelo seu próprio desenvolvimento profissional e, portanto, a competência fundamental que o professor deve ter é a aprendizagem sistemática, manter-se actualizado, não ter receio, não ter resistência, tentar novas formas de trabalho e novos recursos. João Filipe Matos
O evento pode ser acompanhado em directo através da plataforma Youtube.
Governo Regional já investiu cerca de 8 milhões de euros na digitalização da educação
Desde a implementação dos manuais digitais na Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2018/19, já foram investidos cerca de 8 milhões de euros, estando neste momento abrangidos quase 7 mil alunos do 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, sendo este último um projecto-piloto com uma turma do secundário.