ONU alerta países-membros para circulação de falsas mensagens de António Guterres
O Secretariado das Nações Unidas alertou esta semana, por carta, os 193 países membros da Organização para mensagens supostamente enviadas pelo secretário-geral, António Guterres, no contexto de um ciberataque.
Referindo-se a "uma série de incidentes de segurança da informação", esta carta datada de terça-feira e obtida hoje pela agência France-Presse (AFP) indica que vários funcionários diplomáticos "receberam mensagens não solicitadas alegando ser do secretário-geral".
Essas mensagens informavam o destinatário que António Guterres estaria a tentar contactá-lo através do seu "número pessoal".
O número em questão não está vinculado às Nações Unidas e o secretariado não está na origem das mensagens, indica a carta, lembrando que as comunicações do secretário-geral com os estados-membros seguem um protocolo - que não foi especificado.
O Secretariado pede ainda que a autenticidade das solicitações seja sempre verificada.
O secretariado das Nações Unidas especificou ainda na sua missiva que as mensagens fraudulentas identificadas foram transmitidas a partir de números de telefone norte-americanos e que as autoridades norte-americanas foram informadas sobre o ocorrido.