Saúde assinala Dia Mundial Sem Tabaco com conferência 'Tabaco – uma ameaça ao ambiente'
Iniciativa decorre na próxima terça-feira no Centro de Estudos do Atlântico Alberto Vieira
A Direcção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, assinala na próxima terça-feira, 31 de Maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, com a realização da conferência 'Tabaco – uma ameaça ao ambiente'.
A iniciativa decorre entre as 10 e as 13 horas, no auditório do Centro de Estudos do Atlântico Alberto Vieira, com o intuito de fomentar a literacia em saúde da população sobre o ciclo de vida do tabaco e suas consequências na saúde e no ambiente, visando a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos.
A entrada é livre, poderá proceder à inscrição através do preenchimento do formulário.
Pesquisas recentes demonstram que o tabaco é uma ameaça ao ambiente, aos ecossistemas e contribui para as alterações climáticas, incluindo a deflorestação, o uso de combustíveis fósseis, pesticidas e fertilizantes, o despejo de resíduos e a consequente contaminação do ar e da água, em particular nas zonas costeiras. Neste sentido, urge assegurar uma abordagem global, integrada por diversas iniciativas centradas na prevenção, na cessação tabágica, na proteção da exposição ao fumo ambiental do tabaco e na criação de um clima social, cultural e económico favorável à adopção de estilos de vida conducentes à saúde, como recomenda a OMS. Direcção Regional da Saúde