Madeira

"Naoris Protocol nada tem a ver com investimentos na Região"

Foto UMa
Foto UMa

No seguimento do segundo evento regional do Projeto Incore, que decorreu esta manhã na Universidade da Madeira, e das várias notícias publicadas sobre o Centro de Investigação OSEAN, a Universidade da Madeira emitiu um comunicado a esclarecer o seguinte:

"À margem do evento, estes oradores convidados foram entrevistados para a comunicação social, tendo sido, a seguir, veiculadas notícias, que, devido à complexidade do tema e à sua linguagem disruptiva suscitaram alguns equívocos, que vimos, deste modo, esclarecer:

A empresa Naoris Protocol é uma empresa que está no mercado internacional a levantar capital para o seu desenvolvimento, rondando cerca de 60.000.000 euros, e nada tem a ver com investimentos na Região, muito menos com o Governo Regional, com o Centro OSEAN ou com a Universidade.

No contexto tecnológico e de Blockchain a palavra protocol significa protocolo de redes digitais e não vínculo de negócio tal como sugerido nas notícias.

A Naoris protocol atua nesse âmbito e tem mentoria da equipa Incore. Tal como outras empresas em diferentes regiões, dispõe de tecnologia para o efeito e poderá fazer protótipos e experiências, mas apenas em ambientes controlados e como hipóteses académicas", pode ler-se no final do comunicado.

O esclarecimento adianta ainda que: 

"A Universidade da Madeira (UMa) recebeu hoje, dia 24, às 10h30, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus Universitário da Penteada, o segundo evento regional do projeto europeu INCORE - Innovation Capacity Building for Higher Education in Europe’s Outermost Regions.

O INCORE tem como objetivo central estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior das Regiões Ultraperiféricas da Europa (RUP). Tem uma duração de dois anos e é financiado pela União Europeia, através do European Institute of Innovation & Technology (EIT), no valor de um milhão e duzentos mil euros. Integram o INCORE o Instituto Superior Técnico (líder), a Universidade da Madeira, a Universidade Europeia das Canárias, a Universidade de La Reunion, o La Palma Research Centre e a Trisolaris Advanced Technologies.

A primeira sessão do encontro foi dedicada ao “Empreendedorismo científico e a valorização económica do trabalho de investigação” e contou com a participação do Vice-Presidente e Docente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa, Prof.º Doutor Eduardo Leite; e do Prof.º Doutor Nuno Almeida, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Neste âmbito, foi apresentado o novo centro de investigação OSEAN, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor na Madeira e funcionar como um Hub para as RUP, dentro das suas atribuições: Economia Verde e Azul; Ecoempreendedorismo; Contabilidade Verde e Finanças de Sustentabilidade; Inovação em direção à sustentabilidade e digital; e Sustentabilidade Social e Inclusão.

Ainda durante o evento, David Carvalho, fundador e CEO da empresa Naoris Protocol, uma das empresas alvo de mentoria da equipa do projeto Incore, abordou o tema “Blockchain and SmartCities, Academia and CyberSecurity”, sendo seguido por Scott MacAndrew, Presidente da Cypher by Holt | Global Digital Banking, que abordou a temática do “CryptoBanking”.