Identificados mais casos de covid-19 associados à linhagem BA.5 na Madeira
Foram identificados, na Madeira, mais casos de covid-19 associados à linhagem BA.5 da variante Ómicron na semana de 9 a 15 de Maio, embora ainda não seja predominante como acontece no continente.
A informação é confirmada pelo mais recente Relatório de Situação da diversidade genética do novo coronavírus, esta tarde divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O mesmo documento revela que "a co-circulação de várias linhagens/variantes na comunidade aumenta a possibilidade da ocorrência de infecções mistas, isto é, a mesma pessoa ser infectada simultaneamente por mais do que uma delas. Neste contexto, poderá haver mistura de material genético entre essas linhagens, resultando um perfil genético misto, comummente designado de “recombinante”.
Quanto à linhagem BA.5, a mesma "as amostragens semanais por sequenciação, juntamente com a avaliação diária da proporção de amostras com perfil SGTF, tem mostrado que, após a sua primeira deteção na semana 13, tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, sendo dominante em Portugal (frequência relativa estimada de 78.7% ao dia 23 de Maio de 2022)", nota o INSA.