Madeira

Criptomoeda 'Osean' ainda em fase de estudo

David Carvalho, CEO da 'Naoris Protocol' esclarece que está a ser "investigado possível utilização da criptomoeda" na Região.

Universidade da Madeira acolheu evento do programa europeu INCORE
Universidade da Madeira acolheu evento do programa europeu INCORE, Foto UMa

Na sequência da apresentação do novo Centro de Investigação da Universidade da Madeira, o Osean, esta terça-feira, 24 de Maio, foi anunciada a criação de uma criptomoeda na Região Autónoma da Madeira. Ao DIÁRIO, David Carvalho, CEO da 'Naoris Protocol', vem agora esclarecer que a moeda digital está a ser estudada, sendo também "investigada a possível utilização da criptomoeda" na Região, contextualizando que falava esta manhã numa situação "hipotética". 

Madeira cria própria criptomoeda 'Osean'

Novo Centro de Investigação da Universidade da Madeira, hoje anunciado, vai criar e desenvolver moeda digital

O fundador da tecnológica que actua na área da cibersegurança refere agora que o Governo Regional "não tem qualquer intervenção na iniciativa", sendo que a moeda digital seria provavelmente gerida pelo governo local caso fosse implementada,  sublinhado que a criptomoeda será desenvolvida em contexto de "investigação" no âmbito do programa europeu INCORE. 

Governo Regional desmarca-se da criação de criptomoeda

Através de comunicado, o Governo Regional veio desmentir, esta tarde, a notícia veiculada de que a Madeira vai criar a sua própria criptomoeda.

A moeda vai ser criada num ambiente de estudo, de investigação apenas. Isto é uma coisa para o futuro, hipotética, que não tem de acontecer. David Carvalho, CEO da 'Naoris Protocol'

O desenvolvimento da moeda digital surge no âmbito programa europeu INCORE - 'Innovation Capacity Building for Higher Education in Europe’s Outermost Regions', que tem como objectivo estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior das regiões ultraperiféricas da Europa, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, a Universidade da Madeira, a Universidade Europeia das Canárias, a Universidade de La Reunion, o La Palma Research Centre e a Trisolaris Advanced Technologies.