Quinta Vigia recebeu os símbolos da Jornada Mundial de Juventude
O presidente do Governo Regional recebeu, na Quinta Vigia, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), organizadas pela Igreja Católica e que decorrerão, em Portugal, no próximo ano. Miguel Albuquerque manteve audiência com o Comité Organizador Diocesano (COD) da Madeira da JMJ, liderado pelo padre Carlos Almada., que veio apresentar ao líder madeirense aqueles símbolos.
A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram a 6 de Maio à Região e desde aí realizaram uma peregrinação pelas diferentes paróquias madeirenses, que termina hoje, com a missa de encerramento, na igreja do Colégio.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, feita em madeira e construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo, numa peregrinação que já passou por quase 90 países.
Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.
De 26 a 31 de Julho, do próximo ano, a Madeira recebe a Pré-Jornada Mundial da Juventude.
São esperados mais de um milhão e meio de jovens na Jornada Mundial da Juventude que acontece, de1 a 6 de Agosto de 2023, em Lisboa.