PSD 'chumba' propostas do PSD-Madeira que mantém em aberto sentido de voto final
O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República votou contra duas propostas de alteração ao Orçamento de Estado, apresentadas pelo PSD-Madeira. Um 'chumbo' da bancada 'laranja' aos seus próprios deputados que não é inédito e já aconteceu em quase todos os orçamentos.
O grupo parlamentar não acompanha muitas das 41 proposta do PSD-Madeira, sendo uma das excepções uma iniciativa conjunta, dos deputados da Madeira e dos Açores, para reforço do financiamento às universidades das duas regiões autónomas.
O grupo parlamentar do PSD vai votar favor de 21 propostas do PSD-Madeira, vai abster-se em 9 e votar contra em 11.
O voto contra do PSD é justificado, praticamente todos os anos, pelo facto de as propostas serem de interesse regional mas contrariarem a posição do partido, nomeadamente quando foi governo.
Esta tarde foram rejeitadas propostas de alteração ao OE2022 que criavam "slots" no Aeroporto de Lisboa para a ligação com a Madeira e um reforço financeiro do relançamento do turismo na Madeira.
O PSD-M só conta aprovar alterações ao orçamento negociadas com a maioria socialista, nomeadamente as que se referem ao Centro Internacional de Negócio ao Rum da Madeira, embora estejam outras em negociação.
Os três deputados do PSD-M ainda não têm um sentido de voto final definido, podendo acontecer que venham a votar de forma diferente do resto da bancada social-democrata.