Madeira

Futuro da cebola pode estar comprometido

O alerta é do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz que pede ao Governo Regional a devida atenção para tratar do problema que está a afectar a produção

Se este ano a produção de cebola está muito aquém de anos anterior, no próximo ano poderá ser ainda pior. Este é pelo menos o receio do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, expresso esta tarde no Caniço, no palco da Festa da Cebola, onde também marcou presença o presidente do Governo Regional e o secretário regional com a tutela da Agricultura.

Depois de afirmar que “a produção deste ano está aquém dos outros anos”, apontando como principal causa “doença” que está a afectar significativamente a produção, Filipe Sousa aproveitou a presença do Governo Regional para apelar às autoridades, nomeadamente a quem tutela o sector, para que olhem para este sério problema com a devida atenção, sob pena “da produção no próximo ano poder estar comprometida”, admitiu.

Antes o presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira, já havia dado nota que a cebola “está a ter um ano difícil. Sentimos que a produção baixou” razão assumir que tal é motivo de “preocupação” por também estar em causa o futuro “da melhor cebola do mundo”, que é também “o maior património imaterial” do Caniço.