"Estratégia Regional de Habitação está completamente desadequada"
O deputado do PCP Madeira, Ricardo Lume, denunciou este domingo, 22 de Maio, que "a Estratégia Regional de Habitação delineada pelo Governo Regional estar completamente desadequada tendo em conta a actual realidade". O deputado falava durante uma iniciativa política na freguesia de Santo António.
O PCP Madeira defende uma alteração da Estratégia Regional de Habitação para dar resposta efectiva às carências habitacionais dos madeirenses, para tal, o partido entende como "necessário assegurar a solidariedade do Estado para com a Região de forma a que também na Região seja assegurado o direito constitucional a uma habitação digna".
Ricardo Lume considera que a actual Estratégia Regional de Habitação para a Região "está muito longe de dar resposta aos problemas habitacionais dos madeirenses". O deputado aponta que o "objectivo do Governo Regional em construir habitações para vender a custos controlados, habitações que em média vão custar mais de 185 mil euros não dá resposta ao problema habitacional das muitas famílias que estão inscritas na Investimentos Habitacionais da Madeira".
A realidade mudou drasticamente desde 2020, para pior, e hoje com o aumento do custo de vida, os baixos salários, a especulação imobiliária, o aumento dos juros para o credito à habitação e os valores elevados das rendas, estão a fazer com que muitas famílias que conseguiam resolver o seu problema habitacional com meios próprios deixe de ter tais condições.
O deputado alerta que um agregado familiar que tem um rendimento mensal inferior ao salário mínimo "não tem condições para aceder a um crédito para adquirir uma habitação que custa em media 185 mil euros".
Não é compreensível que a meta de construção de habitação até 2026 seja de apenas 1.221 habitações na sua grande maioria a custos controlados quando está mais que identificado que a maioria das famílias que hoje necessitam de apoio habitacional não têm condições de adquirir casa própria mesmo a custos controlados.