Madeira

VI Jornadas do SIPE Madeira debatem 'Os desafios dos novos paradigmas da Educação'

None

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai realizar, amanhã, 21 de Maio, as VI Jornadas de Educação na Madeira, sob o tema 'Os desafios dos novos paradigmas da Educação', no hotel Four Views, no Funchal.

Com início às 9h00, a abertura será presidida pelo secretário da Educação, Jorge Carvalho e contará, igualmente, com as intervenções de Carla Baptista, adjunta da vereadora da Educação e Cidadania da Câmara Municipal do Funchal (CMF), de Júlia Azevedo, presidente do SIPE, e de Sandra Nogueira, directora regional do SIPE Madeira.

"Para construir um futuro de sucesso no campo educativo é necessário antecipar desafios e oportunidades, pensar nos novos paradigmas, fixar prioridades, garantir a sustentabilidade e a qualidade do ensino, fixar metas socialmente compartilhadas e obter o compromisso de todos os atores para que as possamos alcançar", disse Júlia Azevedo.

"As expectativas e exigências dirigidas à administração escolar, às escolas e aos docentes é hoje muito superior e consideravelmente mais confusas e contraditórias do que eram no passado, daí a necessidade de agirmos em conjunto no planeamento do futuro da educação" Júlia Azevedo, presidente do SIPE.

"Nestas VI Jornadas de Educação do SIPE Madeira, iremos procurar debater a importância das lideranças, o desgaste profissional e a sobrecarga de trabalho, e também questões relacionadas com a formação contínua", referiu Sandra Nogueira.

"Sobretudo, pretendemos promover a troca de ideias entre todos os intervenientes, de modo a que todos possamos colher informações úteis para depois transformá-las em conhecimento que permita melhorar as nossas escolas em todos os sentidos", acrescentou..

Após a sessão de abertura, pelas 09h30, João Casanova de Almeida, antigo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, vai apresentar o tema 'O papel das lideranças no século XXI', à qual se segue a intervenção de Maria Emília Brederode, presidente do Conselho Nacional de Educação, que versará sobre 'Os novos paradigmas da educação a partir do Estado da Educação'.

Ainda durante o período da manhã, Rui Trindade, presidente do Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, abordará o tema 'Formação contínua de professores: Potencialidades e desafios'.

O período da tarde tem início com a intervenção de Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira, relativa à questão 'Educação STEAM – O que muda na escola?', seguindo-se a apresentação de Maria Assunção Flores, professora da Universidade do Minho, sobre o tema 'Revisitando a natureza e o sentido do trabalho dos professores: Que implicações para o profissionalismo docente?'.

A última preleção do dia estará a cargo de Isabel Rocha, vogal da Direcção Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que lançará a debate o tema 'Da motivação para o ensino à saúde psicológica do professor – Desafios em tempos de incerteza'.