Madeira

“O papel das empresas no objectivo do desenvolvimento sustentável é absolutamente central”

Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

None
Foto: ASPRESS

“O papel das empresas no objectivo do desenvolvimento sustentável é absolutamente central”, considera Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Orador no painel ‘A Importância do Desenvolvimento Sustentável e o seu Contributo para o Bem-estar das Gerações Futuras’, elege a perda de biodiversidade como o grande problema da humanidade em detrimento das alterações climáticas.

“A perda de biodiversidade é dos problemas mais complicados que a humanidade tem. Talvez mais complicado que as alterações climáticas”, admitiu, por ser “um problema de longo prazo”, sublinhou.

Falou de energia e do problema da água. Este último destacou a diminuição da precipitação média anual, como uma das consequências das alterações climáticas que afectam, em particular, as regiões sul da Europa.

Na intervenção perante a plateia presente no Dia do Empresário, evento promovido pela ACIF-CCIM, que decorre na sala de Congressos do Casino da Madeira, lembrou que o conceito de desenvolvimento sustentável é “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades”, naquilo que resumiu a uma questão “de justiça intergeracional”.

Fundamentou parte da palestra com base em 12 grandes indicadores socioeconómicos e 12 grandes indicadores biofísicos.

A edição deste ano do Dia do Empresário tem como tema central ‘O crescimento económico: oportunidades e desafios’.

O papel da Transição Digital, a importância da Sustentabilidade e o impacto do PRR são alguns dos temas a serem abordados ao longo desta tarde.