“A transformação digital pode gerar um aumento do crescimento e da rentabilidade, mas também aumenta muito os riscos”
Miguel Rego, director Geral da Fundação para o Desenvolvimento e para a Inovação Tecnológica (FUNDITEC) - Espanha
‘O Papel da Transição Digital para o Desenvolvimento da Economia’ foi o tema que teve como orador convidado o espanhol Miguel Rego, director Geral da Fundação para o Desenvolvimento e para a Inovação Tecnológica (FUNDITEC).
Na opinião deste especialista “a transformação digital pode gerar um aumento do crescimento e da rentabilidade, mas também aumenta muito os riscos”. Considerou ainda que “as organizações têm feito poucos progressos na abordagem do risco cibernético porque apenas eles têm visto como uma questão técnica”.
E porque “nem todos os dados/serviços são do mesmo valor”, uma das conclusões recomendadas aos empresários é que gastem em cibersegurança de acordo com o que investe em tecnologia.
Considerar as inovações digitais como oportunidades para as empresas, enfrentar a transformação digital em torno de objectivos empresariais, e nunca esquecer que a transformação digital abre novos cenários de risco, foram algumas das conclusões manifestadas. Propõe por isso que os empresários devem também e de forma regular procurarem estar informados sobre o nível de risco cibernético da sua empresa.
Miguel Rego considera que esta é também “uma grande oportunidade para as empresas da Madeira em abordar da digitalização e a transição digital” num mundo que está cada vez mais conectado e onde os hábitos de consumo mudaram muito com a pandemia”. Uma boa oportunidade para as empresas tecnológicas poderem oferecer serviços a pequenas e médias empresas de