PSD afirma que operacionalidade e investimento nos aeroportos são essenciais
Os constrangimentos na operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo fizeram parte dos temas em debate numa reunião entre o grupo parlamentar do PSD, com o presidente da Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnièr, a vogal da Comissão Executiva, Chloé Lapeyre, e com o presidente dos Aeroportos da Madeira, Roberto Santa Clara.
Este foi um encontro no âmbito do Roteiro sobre as Acessibilidades desse partido, "tendo em conta a importância das infraestruturas aeroportuárias como principal porta de mobilidade de passageiros para a Madeira e para o exterior, não só de residentes, mas também dos milhares de turistas que nos visitam todos os anos".
Bernardo Caldeira avança que foi manifestada a necessidade de reforçar o actual Plano de Contingência, por forma a minimizar os impactos junto dos passageiros, atenuando os efeitos no destino e compensando as perdas junto das companhias e dos passageiros.
Neste encontro abordou-se ainda a reformulação do Aeroporto do Porto Santo, cujo projecto, segundo a ANA, está atrasado em dois anos. O deputado referiu que se trata de uma empreitada que terá que avançar rapidamente, pois "importa oferecer melhores condições de conforto aos passageiros que transitam naquela infraestrutura".
Os deputados social-democratas defenderam, junto da Comissão Executiva da ANA, a necessidade de reduzir as taxas aeroportuárias conforme estava inicialmente estipulado, com especial incidência para as taxas aeroportuárias entre a Madeira e o Porto Santo, onde o atual valor é excessivo em comparação com as tarifas das viagens. “A nossa ligação inter-ilhas não pode continuar a ser penalizada com os valores praticados”, afirmou Bernardo Caldeira.