Madeira

Confraria Enogastronómica da Madeira reafirma geminação com a Real Confraria do Vinho Alvarinho

None

A geminação da Confraria Enogastronómica da Madeira com a Real Confraria do Vinho Alvarinho será reafirmada, no próximo sábado, em Melgaço, numa acção integrada nas comemorações do XIV Capítulo da RCVA. Esta será uma oportunidade para uma centena de participantes degustarem pela a primeira vez, os vinhos tranquilos madeirenses.

Nessa ocasião, Alcides Nóbrega, presidente da Confraria Enogastronómica da Madeira, será agraciado com o título de confrade honorário, a par com: António Loureiro, chef estrela Michelin; Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos; Toni , antigo jogador e treinador do Sport Lisboa e Benfica; e João Carlos Costa, treinador adjunto na Federação Portuguesa de Futebol.

"O programa da cerimónia arranca às 10h00, na Torre de Menagem, em Melgaço, com a receção das Confrarias Báquicas e Gastronómicas e dos confrades da RCVA. Após um desfile pela zona histórica de Melgaço encabeçado pelo Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, a comitiva será recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, onde serão entregues as lembranças às confrarias presentes", refere nota da confraria.

"Mais tarde, decorre a cerimónia de entronização dos novos confrades na Fonte Principal das Termas de Melgaço, onde ocorrerá a reafirmação da geminação com a confraria madeirense. Na cerimónia, será feita uma homenagem a uma personalidade que “teve um papel muito importante na promoção do vinho Alvarinho e do território de Monção e Melgaço”, com a respectiva entrega da medalha de mérito", explica.