Artigos

As nossas Escolhas

A Universidade existe para criar saber e competências, formar e inovar

No dia da Universidade da Madeira (6 de maio), explicitei no discurso que proferi as grandes linhas que devem presidir ao desenvolvimento futuro da nossa Academia.

Para que se possa ter um quadro tão exato quanto possível desse desenvolvimento, considero que as nossas escolhas acrescentam valor científico-pedagógico, cultural, socioeconómico e tecnológico ao nosso projeto. A Universidade existe para criar saber e competências, formar e inovar, bem como transferir conhecimento para as empresas e organismos públicos ou privados. Se as suas escolhas estiverem conformes com a sociedade e as suas características, a Universidade estará certamente a cumprir com a missão que lhe foi outorgada no seu ato fundacional.

A Universidade da Madeira (UMa) tem uma estrutura científica e pedagógica de base que assenta nos seus ciclos de estudos e nos seus grupos, polos e centros de investigação, dos quais se deve relevar os que são financiados e avaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Esta estrutura de base forma os nossos estudantes em áreas tão diversas como as que estão agrupadas no lato espetro dos cursos que ministramos, sejam cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sejam cursos técnicos superiores profissionais, ou ainda cursos breves ou de pós-graduação. A qualidade da nossa oferta formativa é periódica e regularmente avaliada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

É esta estrutura que torna a nossa Universidade uma Instituição de qualidade, que tem merecido o justo reconhecimento como um dos principais fatores de desenvolvimento da Madeira. Já aqui escrevi em várias ocasiões que as regiões que têm universidades são necessariamente regiões diferentes, porque usufruem das valências e competências que só uma instituição de ensino superior pode oferecer.

Acresce a ideia fundamental de que a Universidade é uma instituição dinâmica e exigente. Para potenciar essa marca, a UMa escolheu desenvolver projetos, a maioria dos quais de natureza eminentemente transversal, para, por um lado, otimizar a capacidade instalada, na referida estrutura base, e, por outro, estabelecer a ligação do projeto académico às opções de desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.

Nesse sentido, os projetos que isolei para análise no dia da Universidade (Medicina; Turismo/Escola Internacional de Turismo da Madeira; Mar – Oceano, Atmosfera e Clima; Ensino – Formação de Professores; e Escola Sénior) marcam uma parte importante das nossas escolhas para o futuro da Universidade e da Região.

Homenagem

Ocorreu a triste coincidência de, no dia da Universidade, termos recebido a notícia do falecimento do Padre Emanuel Eleutério de Ornelas, que foi nosso professor, entre 1990 e 2003. O fascínio pela área de Estudos Clássicos, a competência científica e pedagógica, e o culto da amizade, sincera, generosa e franca, marcaram a sua extraordinária presença entre nós.