Clube Futebol Caniçal organizou iniciativa 'Dia da Mãe – Valorização do Papel da Mulher no Desporto'
O Clube Futebol Caniçal organizou uma iniciativa intitulada 'Dia da Mãe – Valorização do Papel da Mulher no Desporto', no passado sábado, 14 de Maio, no campo de futebol do Caniçal.
Esta iniciativa teve o objectivo de celebrar a figura maternal destacando a sua importância para a vida humana, educação das crianças e jovens bem como na transmissão de valores que podem vincar a personalidade dos filhos, não obstante da sua importância no desporto, através do futebol feminino do CF Caniçal.
"Alertando para a questão dos direitos de cada ser Humano, reforçando-se a igualdade de género". refere nota enviada.
Na actividade esteve presente o director da entidade formadora - CF Caniçal, Tiago Nunes, que vincou a "importância da liberdade, equidade e a capacidade de superação da mulher".
Já André Moreira, antigo árbitro profissional de futebol, abordou o seu percurso e experiência na arbitragem, a relação com os jogadores e adeptos bem como "do sofrimento da sua mãe quando ia assistir aos seus jogos".
Rui Marote, presidente da Associação de Futebol da Madeira, destacou o trabalho desenvolvido pelo CF Caniçal ao longo dos anos, destacando a "ética e integridade desportiva" e a "introdução do Cartão Branco para valorizar os agentes desportivos, clube e adeptos, com condutas desportivas que engrandeçam o futebol", explica o comunicado.
David Gomes, director regional do Desporto, destacou esta iniciativa como sendo pioneira na Região e referiu que "a família e o desporto têm uma ligação indissociável".
Lino Melim, presidente da Direção do CF Caniçal, na sua intervenção referiu a importância da figura maternal "sobre o valor que muitas vezes não lhe damos ou esquecemos de dar".
O presidente da Junta de Freguesia do Caniçal, Emanuel Santos, marcou presença na actividade, representando a freguesia, participando na entrega de certificados.
A iniciativa consistiu num atividade lúdico-desportiva, envolvendo as mães do CF Caniçal e as praticantes de futebol feminino, onde o principal objectivo foi o de premiar os comportamento éticos positivos veiculados pela Ética Desportiva.