Helena Araújo e Joana Ribeiro nos títulos do SL Benfica
Foi há 29 anos, na época de 1992/1993 que a equipa de andebol de seniores femininos do SL Benfica conquistava o último título de campeão nacional antes de fechar a secção então por dificuldades financeiras.
Na altura, começava a também a ganhar expressão a participação das equipas da Região Autónoma da Madeira (RAM), que nessa mesma época viram o Académico do Funchal a vencer a Taça de Portugal e o Colégio do Infante a sagrar-se campeão nacional da II Divisão. Logo depois do fecho do andebol feminino na equipa da Luz, surgiram os 4 títulos consecutivos do CS Madeira.
Curiosamente há 29 anos na época 1992/1993, como agora em 2021/2022, o plantel do Benfica contou com o contributo de andebolistas madeirenses. Helena Araújo (camisola 13) para os mais distraídos, tia do craque Henrique Araújo, que hoje brilha no futebol do Benfica, foi uma das grandes protagonistas, numa equipa onde pontificava Irene Henriques, guarda redes na altura e hoje dirigente do clube. No título mais recente, destaque para outra madeirense, Joana Ribeiro, uma jovem andebolista formada nos quadros do CS Madeira e que há duas temporadas representa o Benfica.