Mão de obra!
Sim. Tão escassa na Madeira correntemente, em todas as Profissões. Começando pela Hotelaria, Construção, Comércio e Saúde, onde se nota mais falta de pessoal.
Nas últimas décadas dezenas de milhares de Madeirenses qualificados emigraram, por falta de emprego, maus ordenados e poucas oportunidades de promoção e futuro.
Há procura de melhor nível de vida, para manterem as famílias.
Factos, muitos não sucederam como sonharam, as oportunidades não foram tão como planearam, mas continuam nos Países que emigraram a trabalhar.
O Governo Regional mais que ninguém está absolutamente a par da situação, que está a tornar-se um problema gravíssimo. Com tendência de piorar com o tempo.
Sugestão? O Governo Regional devia fazer uma campanha, nos Países em que os Madeirenses emigraram em maiores números, convidando-os a voltar há Terra Natal, com garantias de trabalho e melhores condições, incluindo melhores ordenados e oportunidades de promoção.
A Madeira precisa desesperadamente de mão de obra. Esta talvez seja uma das respostas mais rápidas e eficiente, de trazer alguns Milhares de Madeirenses de volta a Terra Natal, com dignidade, começando uma nova etapa da vida, que talvez não estejam a desfrutar como planearam e sonharam quando saíram à procura de melhor vida.
Sim, Marketing. A promoção desta campanha, se for bem executada, através dos Consulados e Embaixadas em que há elevados números de Emigrantes Portugueses, que sonham com a Terra Natal, desde que lhes dêem a oportunidade e garantias de emprego com melhores ordenados. O orgulho de poder voltar a casa, a’ família, aos amigos de infância, ao grande clima que temos na Madeira, para muitos seria o suficiente para voltarem à terra-natal triunfando onde antes não tiveram a oportunidade de suceder. Será um grande benefício para todos, ganhando bons e melhores ordenados.
Na minha opinião vale a pena tentar, a situação está simplesmente a piorar.
Damião de Freitas