Albuquerque garante que estrada das Ginjas "vai evitar mais danos na Laurissilva"
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, inaugurou, esta manhã, dois novos reservatórios de água para rega no sítio das Ginjas, em São Vicente. Uma oportunidade para confirmar a construção da futura estrada das Ginjas, que justificou como uma obra de "requalificação ambiental" e que visa proteger a Laurissilva.
"A estrada das Ginjas foi aberta há 30 anos em terra e cada vez que temos pluviosidade arrasta uma carga de materiais sólidos que destroem a Laurissilva. O que queremos fazer é dotar esta infraestrutura com um sistema de drenagem e um sistema de detecção de incêndios. Esta estrada ficará requalificada em termos ambientais e dotada de todas as condições para evitar mais danos na Laurissilva", disse o governante. Albuquerque não avançou data para início dos trabalhos mas sublinhou que o estudo de impacto ambiental está concluído e que "toda a gente foi ouvida e fez as reclamações que entendeu". Está também assente que todo o percurso será feito "em empedrado, com sistema de drenagem, como acontece en todas as zonas civilizadas". "Existe alguma narrativa política contra esta estrada. Dizem que vai destruir. A estrada já está aberta. O problema é que, como está, vai destruir a paisagem, o ecossistema, a biodiversidade e é susceptível a causar danos ano após ano", rematou.
Em relação aos dois reservatórios hoje inaugurados, fazem parte de um conjunto de 7 reservatórios de água que vão abastecer cerca de 500 regantes do concelho de São Vicente.