Madeira

"A educação e formação devem ser um almejo de todos"

José Manuel Rodrigues destaca importância do conhecimento para uma "Autonomia que leva à afirmação social e ao usufruto dos direitos fundamentais".

None
Foto Assembleia Legislativa da Madeira

Na Sessão de Encerramento do Fórum de Reflexão 'A Educação e Formação de Adultos e o Contexto Europeu', que decorreu esta sexta-feira, 13 de Maio, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, destacou a importância da educação e formação para que cada cidadão tenha "Autonomia, que leva à afirmação social e ao usufruto dos direitos". 

Uma boa Formação, uma correcta Instrução, uma sólida Cultura são elementos decisivos para que uma pessoa garanta um trabalho com dignidade ao longo da sua vida. A Educação é hoje um direito inalienável e que está ao alcance de todos. Mas mais do que um Direito, a educação e formação devem ser um almejo de todos. José Manuel Rodrigues

O presidente do parlamento madeirense louvou o investimento feito pelo País e pela Região na área da educação, considerando que "o problema não está na falta de dinheiro, mas na qualidade da sua aplicação, assim como noutras causas, nomeadamente a falta de responsabilidade das famílias na educação dos filhos, o ensino massificado e sem tempo para atender às necessidades de aprendizagem de cada aluno, os currículos extensos e a insuficiência de cursos técnico-profissionais".

Confira a intervenção na íntegra