ISAL assinala Dia Internacional dos Museus com conferência 'O Poder dos Museus'
Iniciativa decorre esta segunda-feira pelas 19 horas
O Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL promove pelas 19 horas da próxima segunda-feira, 16 de Maio, uma conferência intitulada 'O poder dos Museus', que terá como orador o investigador e docente Diogo Goes, director do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da instituição de ensino superior. A apresentação e moderação da aula magna estará a cargo da especialista Luz Silva, directora do curso de Turismo e presidente do Conselho Pedagógico do ISAL.
Diogo Goes irá apresentar as conclusões de vários estudos realizados no âmbito do Centro de Investigação Científica do ISAL e recentemente apresentados em vários Congressos Internacionais, debruçando-se sobre as políticas públicas da Cultura, o papel dos museus como instrumentos de exercício de poder e de emancipação social.
A iniciativa organizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais do ISAL visa assinalar a 'Noite Europeia dos Museus' e o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 14 e 18 de Maio, respectivamente. A conferência está também integrada na pré-programação da 'TUR Senses Regional Conference', co-organizada pelos discentes da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos, ministrada pelo docente.
Sancha de Campanella, vice-directora Geral do ISAL, refere que, “esta é a quinta edição de uma iniciativa que procura possibilitar a reflexão científica sobre a importância do papel dos Museus na sociedade contemporânea, contribuindo para a discussão de novas estratégias para o setor museológico em Portugal”. Campanella destaca ainda que, “a valorização do património museológico é uma contínua aposta que o ISAL mantém desde a sua fundação, possibilitando ao longo de cada ano lectivo, inúmeras visitas aos espaços museológicos regionais”, refere.
O Dia Internacional dos Museus foi instituído pelo ICOM - Conselho Internacional dos Museus em 1977, com o objectivo de “promover na sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento”.
O tema deste ano, apresentado pelo ICOM, “O Poder dos Museus”, tem por objectivo explorar o potencial dos museus na mudança do paradigma de desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos, nomeadamente, nomeadamente nos domínios da sustentabilidade, inovação, acessibilidade e educação.
A aula magna, especialmente dirigida aos discentes da Licenciatura de Turismo, está aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral. A sessão decorrerá pelas 19 horas no auditório do ISAL, sito à Rua do Comboio 5, Funchal. A entrada é livre.
Sobre o orador:
Diogo Goes é atualmente Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Docente assistente com vínculo integral no ISAL, leciona as unidades curriculares de História da Arte em Portugal, Património Cultural e Turismo e Organização e Gestão de Eventos, na Licenciatura de Turismo. Integra o corpo docente das Pós-graduações em “Gestão Estratégica de Eventos” e “Tour Guiding”. É investigador no Centro de Investigação Científica do ISAL - Grupo de Investigação em Turismo Sustentável e membro do Núcleo de Empreendedorismo do ISAL. Além da atividade docente, é co-coordenador do Grupo editorial Ponte Editora, Editor-Chefe do Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa - A Pátria e revisor científico da Herança - Revista de História, Património e Cultura.