Associação Cultural e Recreativa da Camacha renova tapetes florais na placa central
Confira na galeria de imagens o momento de criação dos tapetes de flores
Os tapetes florais na Placa Central da Avenida Arriaga foram esta sexta-feira, 13 de Maio, novamente renovados, desta feita pela Associação Cultural e Recreativa da Camacha.
A renovação ocorre de cinco em cinco dias durante toda a Festa da Flor, envolvendo centenas de pessoas ligadas a seis entidades da Região Autónoma da Madeira, o caso da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, na Calheta, da Associação Refúgio da Freira, em Câmara de Lobos, da Casa do Povo do Campanário, na Ribeira Brava, do Parque Temático da Madeira, em Santana, da Associação Grupo Romarias e Tradições, em Santa Cruz, e da Associação Cultural e Recreativa da Camacha.
Este ano foram contemplados com os atractivos tapetes de flores a placa central, em frente à Loja do Cidadão e junto às casinhas da Festa da Flor, bem como o Largo do Corpo Santo, na Zona Velha. A própria montagem milimétrica destas obras de arte constitui uma atracção pelo interesse que desperta na maneira de as concretizar, pela escolha prévia das formas geométricas a utilizar, assim como da quantidade de flores e cores aplicadas.
A tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor, constituindo um grande contributo para as decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos residentes e visitantes.
A Festa da Flor teve início no último dia 5 e decorre até ao dia 29 de Maio da baixa da capital madeirense. Outra atracção é o Mercado das Flores, na Placa Central, que dá a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas existentes na Madeira. Um espaço onde podem ser adquiridas num ambiente pitoresco e tradicional. Além das flores, os sabores regionais estão presentes através da gastronomia local e bebidas típicas.
Este ano foi criada a nova ‘Área Folk’, que conta com a actuação dos grupos folclóricos de toda a ilha.
A Festa da Flor de 2022 abrange 25 grupos de toda a Região, os quais tem programado para todo o evento duas actuações diárias num total de 36 ao longo de todo o certame, trazendo o Bailinho da Madeira e muitas outras músicas, dando relevância à identidade cultural da Madeira.