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NFTs, RA e Jogos de Casino: empresas portuguesas exploram tecnologias inovadoras no mundo do gaming

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Virtualmente, todas as áreas da sociedade têm nos últimos anos, em maior ou menor grau, procurado introduzir tecnologias inovadoras que proporcionem às pessoas uma maior comodidade.

Isto acontece, por exemplo, com o desenvolvimento de carteiras digitais nos pagamentos ou a o uso de Inteligência Artificial (AI) na análise de dados e definição de padrões de consumo que, posteriormente, são utilizados para que as empresas direcionem de forma mais assertiva as suas campanhas publicitárias e produtos. Para além do comércio eletrónico e do marketing, o gaming, setor em grande crescimento em Portugal, é outra das áreas em que a introdução de tecnologias inovadoras tem ajudado não só a melhorar a experiência dos utilizadores, como também a produzir produtos e soluções que estão a levar o conceito de “gamificação” para outros setores, como é o caso dos jogos de casino.

Mais do que falarmos em abstrato de “tecnologias inovadoras”, vamos a exemplos concretos. Comecemos pelos NFTs.

Em 2021, a empresa portuguesa Exeedme, plataforma de Play2Earn na blockchain que permite a qualquer jogador monetizar as suas skills organizou o Revolution Tournament (CS:GO), um torneio com prémios de 100 mil dólares, pagos em criptomoedas, que foram reunidos através de crowdfunding pela comunidade e com a venda de NFTs.

NFTs

Para além de melhorar todo o processo de pagamento tornando-o mais rápido do que até aqui, a aposta da Exeedme nos ativos digitais estende-se ainda, como sublinhamos, aos NFTs, com a criação de um Marketplace onde os utilizadores podem encontrar cinco coleções exclusivas, nomeadamente a primeira coleção de NFTS de “eSports moments”.

Deixamos agora o NFT, registo de um ativo em formato digital neste caso, na blockchain, rede imutável e descentralizada que opera com base em criptografia e permite o funcionamento dos sistemas de criptomoedas, como a bitcoin, para nos concentrarmos numa tecnologia que está a mudar, literalmente, a forma como vemos o mundo: a Realidade Aumentada.

Realidade Aumentada

Especializada em jogos baseados em Realidade Aumentada e 5G, a portuguesa ONTOP cria videojogos que decorrem sobre o mundo real, permitindo experiências que até então estavam confinadas a um ecrã.

Apesar de também atuar no segmento B2C, é no segmento B2B que as soluções de Realidade Aumentada da ONTOP têm merecido maior destaque.

Nas soluções para clientes empresariais uma das referências mais populares é o ARcade Sports, criado para mostrar o que pode resultar da combinação entre realidade aumentada e 5G.

O jogo foi lançado pela Vodafone em 2019, no Qatar, e no final do ano passado em Portugal, com a NOS.

Neste jogo, onde o comando é o corpo do jogador, o mundo real é o palco para diferentes experiências de realidade aumentada, como encontrar um tesouro, ter uma batalha épica ou simplesmente fazer exercício.

Para além do ARcade, a ONTOP conta também com o Rockout, um jogo de Realidade Aumentada criado para o festival Rock in Rio 2018 e depois aproveitado pelo Vodafone Paredes de Coura.

Na prática, é uma caça ao tesouro com fortes mecânicas sociais que veio mostrar uma forma diferente de dinamizar os "festivaleiros" pelo recinto dando-lhes a conhecer as ofertas dos festivais e, simultaneamente, tomarem contacto com uma nova maneira de interagir, com o digital a habitar no mundo real.

Jogos de Casino

Com um volume de apostas que rondou os 5 mil milhões de euros no total dos três primeiros trimestres de 2021, mais 45,1% do que no período homólogo do ano passado, o mercado dos jogos de fortuna ou azar afirma-se, como se percebe pelos dados do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online em Portugal, como um dos mais apetitosos para os portugueses.

O fácil acesso às plataformas através dos smartphones, os bónus de casino que portais especializados e casinos online oferecem a quem se inicia no jogo online, estes números são, igualmente, fruto do desenvolvimento constante de jogos de casino mais imersivos e atraentes que permitam manter o interesse dos jogadores.

Este é o grande desiderato da Fabamaq, empresa que começou pelos vídeos bingos e mais tarde avançou para os jogos de slots, e que hoje fornece a casinos em diferentes partes do mundo com o auxílio das novas linguagens de programação da cloud que não só vieram reduzir o tempo necessário para criar um jogo, como permitem hoje extrair melhor performance e aumentar a produtividade.

Esta aplicação de tecnologias inovadoras na produção de jogos de casino acaba por permitir, por exemplo que, ainda este ano, a empresa vá entregar ao consumidor final nova linha de bingos e jogos de Slot Machine com novas features e dinâmicas de interação com o jogador.