"Portugal tem de assumir a sua ultraperiferia" e abraçar a transição digital
Miguel Albuquerque considera necessário que Portugal assuma a sua ultraperiferia na Europa e aproveite transição digital. O presidente do Governo Regional afirma que estamos perante jovens muito qualificados e com capacidade tecnológica.
"Temos de preparar o país para esta transição digital", considera o governante, lembrando que não há fronteiras, não implicando escala de mercado, pois tudo é feito na rede. Além disso, esta economia é muito boa para o ambiente.
Miguel Albuquerque afirma que quem vai impedir a catástrofe ambiental é a ciência e a tecnologia, que comportam a desmaterialização e a densidade. O governante salientou o feito da ciência que conseguiu produzir uma vacina em pouco tempo.
O governante considera que é importante reforçar parcerias entre universidades e grandes centros internacionais, e ainda te regimes adequados para que as empresas se fixem em Portugal. Além da fiscalidade, há que ter atenção aos contextos de mercado.
Desde 2013, o Registo de Navios da Madeira cresceu 800% e a ideia é ultrapassar o Chipre. Isto obriga a um bom regime fiscal, mas também com outras questões que podem passar, por exemplo, pela alteração de horários de funcionamento.
Albuquerque garantiu que na Madeira se trabalha em todas as áreas e que o secretário de Estado pode contar com a Região para que Portugal cresça e enriqueça.