Patrícia Dantas defende maior valorização do Registo Internacional de Navios
A deputada eleita pelo PSD/Madeira à Assembleia da República, Patrícia Dantas, questionou hoje o Ministro da Economia e do Mar sobre a valorização do Registo Internacional de Navios da Madeira. “Está ou não o Governo da República disponível para assumir e corresponder, dentro das suas competências, à necessária valorização nacional do Registo Internacional de Navios da Madeira e fazer face ao seu crescimento exponencial – 800% desde 2013, em termos de tonelagem e de número de embarcações registadas, o que também deve ser motivo de orgulho para o País?", perguntou.
Além disso, fez questão de perguntar ao Ministro se haveria ou não abertura, por parte da República, para reforçar os meios técnicos e humanos qualificados da DGRM, "de modo a fazer face ao crescimento deste Registo – melhorando, por essa via, o nível de serviço prestado aos armadores mas, também, para dar continuidade ao processo de digitalização, para assumir o conceito 'Green concept' no que respeita ao registo de navios e Portos Portugueses e para facilitar, igualmente, a comunicação entre as empresas de shipping com a DGRM".
Nota do partido indica que a deputada fundamentou que "ao contrário da primeira versão da visão estratégica, peço-lhe que não se esqueça da Madeira e que tenha em linha de conta que o Registo Internacional de Navios da Madeira é um dos maiores da Europa e ambiciona ser o terceiro, não só em termos de número de navios e tonelagem, como em critérios de qualidade de serviço, conformidade ambiental e sustentabilidade". Este registo "rendeu mais de 2 milhões de euros de receitas para a DGRM e para os quais o investimento e suporte do Governo Regional da Madeira foi fundamental”.
Patrícia Dantas que, na sua intervenção, fez ainda alusão às potencialidades de Portugal no domínio do mar, tendo frisado que “48% da totalidade de águas marinhas na União Europeia está no triângulo marítimo português: Continente, Açores e Madeira”.