Festa da Flor 5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira apresenta-se com Stefan Dohr e Sarah Willis da Filarmónica de Berlim

Concerto, integrado na Festa da Flor, terá lugar no dia 14 de Maio, pelas 18 horas, no auditório do Centro de Congressos da Madeira

None

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta este sábado, 14 de Maio, mais um concerto integrado na Festa Flor a ter lugar no auditório do Centro de Congressos da Madeira. Desta feita, para além dos músicos da OCM, o espectáculo contará com a actuação de dois músicos solistas da orquestra Filarmónica de Berlim.

Os trompistas Stefan Dohr e Sarah Willis são considerados os principais embaixadores dos seus instrumentos a nível mundial. Tratam-se de dois músicos com carreiras absolutamente excepcionais estando a tocar, nas últimas décadas, ao mais alto nível, tendo-se apresentado em todo o mundo com os mais conceituados maestros e solistas.

Neste concerto, o público poderá deliciar-se ao ouvir a serenata para sopros 'Serenade in E-flat major, Op.7' de Richard Strauss, onde os músicos da Orquestra terão o privilégio de contar com a presença de dois artistas integrados no colectivo. De seguida, será apresentado o concerto duplo para duas trompas, 'Concerto for two Horns in E-flat major' de Joseph Haydn, tendo como solistas Stefan Dohr e Sarah W. E na segunda parte, com direcção musical de Stefan Dohr, a Orquestra irá apresentar a Sétima Sinfonia 'Symphony Nº7 in D minor, Op.70', de Antonín Dvořák.

No âmbito da responsabilidade pedagógica da Orquestra, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante. Os bilhetes estão à venda pelo valor entre 5 a 20 euros na Loja Gaudeamus – Rua dos Ferreiros, Colégio dos Jesuítas, próximo da Câmara Municipal do Funchal, das 9 às 18 horas, e no próprio dia e local do concerto, a partir das 16 horas.

PROGRAMA:

Richard Strauss [1864-1949] - Serenade in E-flat major, Op.7

J. Haydn [1732-1809] - Concerto para duas trompas e orquestra

Antonín Dvořák [1841-1904] - Sinfonia Nº7 Ré menor, op. 70

STEFAN DOHR – TROMPISTA CONVIDADO COMO MAESTRO E SOLISTA

Stefan estudou em Essen e Colónia, iniciando a sua carreira profissional aos 19 anos como 1º Trompa Solista da Ópera de Frankfurt, período em que também costumava aparecer como artista convidado no Ensemble Modern. Ocupou o cargo de 1º Trompa na Orquestra Filarmónica de Nice, na Deutsches Symphonie-Orchester de Berlim e no Festival Orchestras of Bayreuth and Lucerne antes de assumir o seu cargo atual em 1993 na Berliner Philharmoniker. Professor apaixonado, Stefan é professor convidado no Royal College of Music, na Academia Sibelius e membro permanente do corpo docente da Academia Herbert von Karajan e da Hochschule für Musik 'Hanns Eisler' em Berlim.

Proclamado pelo New York Chronicle como o "rei do seu instrumento", Stefan Dohr é considerado como um dos maiores instrumentistas de trompa do mundo. Além de ser o Principal Trompa Solista na Berliner Philharmoniker, Stefan apresentou-se como solista sob a direção dos principais maestros do mundo. Além de realizar grandes obras clássicas e românticas para trompa, Stefan Dohr está continuamente a expandir o repertório encomendando e estreando novas criações de compositores contemporâneos. Nos últimos anos incluíram trabalhos de Herbert Willi, Jorge E. López, Johannes Wallmann, Dai Bo, Toshio Hosokawa e Wolfgang Rihm.

SARAH WILLIS – TROMPISTA CONVIDADA COMO SOLISTA

Sarah Willis nasceu em Maryland nos Estados Unidos da América. O seu pai era correspondente estrangeiro e a sua família morou nos EUA, Tóquio e Moscovo, antes de se mudar para a Inglaterra aos 13 anos. Começou a tocar trompa aos 14 na escola, frequentou o Royal College of Music Junior Department. Passou a estudar em período integral na Guildhall School of Music and Drama, onde os seus professores incluíam Anthony Halstead e Jeff Bryant.

Conhecida como a “Primeira Dama da Trompa”, Sarah estudou com Fergus McWilliam em Berlim, onde se tornou 2ª Trompa da Ópera Estatal de Berlim sob Daniel Barenboim em 1991. Em 2001, ingressou na Berliner Philharmoniker, tornando-se a primeira mulher membro da secção de metais.

Gravou vários CD´s aclamados, incluindo obras como Brahms Horn Trio e os Concertos de Trompa Dupla Rosetti, bem como os tão celebrados CD´s Opera e Quatro Cantos com as trompas da Berliner Philharmoniker. O seu último álbum solo Horn Discoveries foi lançado em 2014.

Sarah está envolvida em muitos projetos de educação na Berliner Philharmoniker e gosta especialmente de criar e apresentar Concertos Familiares. Entrevista igualmente maestros e solistas para o Digital Concert Hall e em 2011 apresentou ao vivo para 33 milhões de espectadores durante o Concerto Final da Orquestra Sinfónica do YouTube. É igualmente locutora e entrevistadora regular na TV e online, lidera o programa de música clássica Sarah's Music for Deutsche Welle TV.