Madeira

JSD Machico sensibiliza estudantes contra violência no namoro

None

A estrutura local da JSD Machico, juntamento com a estrutura dos Estudantes Social-Democratas do referido concelho, realizaram uma acção de sensibilização contra a violência no namoro junto da Escola Secundária daquele concelho.

André Pão, presidente da JSD-Machico, considera que iniciativas como esta são importantes para educar e elucidar os jovens sobre esta problemática que os afecta em todas as idades. “Este é um tema delicado e que em algumas situações são difíceis de identificar, por isso, quisemos contactar com alguns jovens e entregámos panfletos com informações relevantes sobre o tema, desde as formas de violência, alguns indicadores referentes às vitimas e aos maus tratos no namoro, dados estatísticos e os contactos das entidades competentes”.

O presidente da estrutura local da JSD destaca ainda o interesse dos estudantes machiquenses sobre esta matéria. “É um claro sinal de que estão atentos. Claramente que agora, estão mais consciencializados de que um relacionamento abusivo influencia de forma negativa a sua vida, podendo inclusive deixar sequelas para o resto das suas vidas” afirmou.

Em sentido de alerta, o jovem autarca em Machico refere que “segundo os dados estatísticos apurados através de um estudo realizado pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) revelam uma tendência preocupante. Segundo o estudo da referida organização, em Portugal, uma em cada 4 pessoas sofre da violência no namoro, cerca de 23% sofrem de perseguição, 19% de violência sexual e 15% sofrem de violência psicológica. “Atendendo a que hoje vivemos num período em que a sociedade é mais informada, em que a moldura penal nomeadamente em crimes como a violência doméstica são muito diferentes daqueles que foram em tempos, pelo que os valores conhecidos são altíssimos, sendo necessário manter um contacto de proximidade junto dos mais jovens, actuando de forma rígida de forma que existam cada vez menos vítimas” conclui.