Jardim Municipal é palco de homenagem ao professor
Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar começa às 21h30
Este ano os docentes são os protagonistas da Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar.
A iniciativa realiza-se em moldes diferentes, num ano em que as incertezas relacionadas com a pandemia não permitiram que a Festa regressasse em grande.
Ainda assim, está mesmo de volta, após dois anos de ausência, e já se pode ver muito público no Jardim Municipal, que será palco do espectáculo subordinado ao tema 'Celebrar a Vida, Homenagear o Professor'.
Com a animação musical a cargo do madeirense Tiago Sena Silva, dentro de instantes vai tocar o hino do Desporto Escolar, antecedendo o espectáculo, que começa com uma representação metafórica de uma consciência.
Será ainda transmitido um vídeo com o percurso do Facho Olímpico por todos os concelhos da Região, antes do acender, no local, da Chama Olímpica e da actuação dos professores.
Manuela Vieira, uma vez mais responsável pela cerimónia, mostrou-se satisfeita pela forma como os professores se dedicaram e responderam a este desafio:
“Temos um espectáculo que pretende, acima de tudo, ser um momento de festa, lembrando estes anos difíceis, que obrigaram a muitas mudanças, em que os docentes souberam se organizar e se adaptar, para dar resposta aos alunos. Para eles deixamos também uma mensagem de que os professores, estão a aguentar o ‘forte’, mas para o ano vamos estar todos juntos”.
Hoje, já começaram os jogos do Desporto Escolar, com modalidades como natação, xadrez e actividades para o 1.º Ciclo.
Participam até sexta-feira 1.366 alunos do 1.º Ciclo, 3.477 do 2.º e 3.º Ciclo e Secundário e ainda 389 alunos/utentes de actividades motoras adaptadas.
Estão envolvidas 142 entidades, entre todas as escolas da Região e algumas instituições ligadas à inclusão e à educação especial.
Destaque também para os 28 elementos da organização, que vão ser auxiliados por 200 colaboradores e voluntários.