Putin subestimou resistência ucraniana
O Presidente russo, Vladimir Putin, subestimou a resistência ucraniana e, por isso, não pode anunciar um sucesso militar durante o desfile do Dia da Vitória na segunda-feira, segundo o último relatório do Ministério da Defesa britânico.
De acordo com este relatório, o plano de invasão da Rússia provavelmente foi baseado na suposição errada de que encontraria resistência limitada e seria capaz de cercar rapidamente os centros populacionais.
Essa suposição, segundo o documento, levou as forças russas a tentar uma operação inicial ligeira, visando alcançar uma vitória rápida a custo mínimo.
"No entanto, este erro de cálculo levou a grandes prejuízos", sublinha o Ministério da Defesa britânico.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.