Voucher da incompetência
O mecanismo idealizado pelo Partido Socialista para apoiar os portugueses numa altura em que os preços dos combustíveis estão a subir descontroladamente, é uma anedota.
Neste momento, temos a possibilidade de ir a um posto de combustível comprar um maço de tabaco, uma garrafa de vinho e um chocolatinho, e depois somos reembolsados pelo Estado no valor de 20 euros, independentemente do valor gasto. Para isso basta se inscrever na plataforma IVAUCHER, e esperar cerca de 48 horas para o valor ficar disponível. O sistema está tão mal concebido, que até basta comprar uma pastilha elástica de 5 cêntimos no posto, para depois receber 20 euros na conta bancária. Só mesmo o Partido Socialista é capaz de tamanha proeza… Um nível de incompetência que ultrapassa todos os limites do razoável! Nem parece que estamos num país bastante frágil a nível económico e com uma dívida pública completamente insustentável.
Porque não baixar diretamente a carga fiscal sobre os combustíveis? Assim todas as pessoas beneficiam da medida, de forma equitativa e sem burocracias. Por exemplo, uma pessoa idosa que não sabe usar internet, nem usa cartão de débito não pode beneficiar desta medida, mas um miúdo de 14 anos, que não conduz, mas já usa cartão, pode ir comprar chocolates ao posto e receber o dinheiro de volta.
Aproveito para deixar um apelo à comunicação social, porque já estou farto de ler títulos de notícias que afirmam: “Estado dá 20 euros em combustível”. O Estado não dá nada, porque o Estado não tem nada para dar. As receitas do Estado são provenientes dos nossos impostos, por isso o dinheiro utilizado é dos contribuintes, e tal como já é usual, está a ser utilizado de uma forma completamente desrespeitosa!! Se as pessoas saíssem à rua para se manifestar quando o nosso dinheiro é mal gasto, como saem para exigir a demissão de um treinador de futebol qualquer, por exemplo, talvez as coisas fossem um bocadinho melhores…
J. C.