5 Sentidos

Realizador Francisco Manso filma na Madeira série sobre ocupação japonesa de Timor-Leste

None
Foto Câmara Municipal de Machico

O realizador português Francisco Manso está a rodar no arquipélago da Madeira uma série de ficção sobre a invasão japonesa em Timor-Leste, em 1942, que tem estreia marcada para este ano na RTP, revelou a produtora do cineasta.

A série "Abandonados", que terá sete episódios, retrata "uma história esquecida, de coragem, de sacrifício sobre-humano, que envolveu uma aliança inédita entre timorenses, australianos e portugueses, que souberam ultrapassar as suas diferenças culturais, unindo-se contra um inimigo comum", refere a sinopse.

A série baseia-se no livro "Timor na segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" (2007), do historiador António Monteiro Cardoso, tendo como fio condutor a vida do oficial português Manuel Pires, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, face à entrada dos japoneses.

Estima-se que entre 50.000 e 70.000 pessoas tenham morrido diretamente devido à guerra e outras devido à fome, às doenças e aos trabalhos forçados pelos japoneses.

"A falta de proteção dos civis apanhados em conflitos armados é o elemento central desta série. Infelizmente uma situação que se repete em várias zonas do mundo, com desrespeito total pelos direitos humanos", lê-se na nota de imprensa.

A produção de Francisco Manso, que chegou a ser pensada como uma longa-metragem de ficção, está em rodagem desde meados de março até 05 de maio em vários locais das ilhas da Madeira e Porto Santo.

"Devido aos elevadíssimos custos que seria filmar a série em Timor-Leste, e dada a situação atual da pandemia por causa da covid-19, optou-se for filmar no arquipélago da Madeira, visto ter altas montanhas, vales profundos e uma vegetação exuberante semelhante às zonas montanhosas de Timor", justifica a produtora.

O ator Marco Delgado encarna o papel do tenente Manuel Pires, à frente de um elenco que conta com mais de 70 atores, entre os quais Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho, Luís Esparteiro, Virgílio Castelo, Joaquim Nicolau, Vítor Norte, além dos atores brasileiros José de Abreu e Chico Diaz, e ainda atores e figurantes timorenses, japoneses e chineses.

Entre os locais de rodagem contam-se o hotel Belmond Reid's Palace, o Solar da Ribeira Seca, o Pico Juliana, a zona de Morenos, a Serra de Fora e a Igreja da Nossa Senhora da Graça.

Francisco Manso, produtor e realizador, é autor de várias produções para cinema, telefilmes e séries para televisão, nomeadamente "O testamento do senhor Nepomuceno" (1997), "O último condenado à morte" (2009), "Assalto ao Santa Maria" (2010), "O Cônsul de Bordéus" (2011) e "O nosso cônsul em Havana" (2019).

Além da estreia na RTP1, a série "Abandonados" também será exibida em Timor-Leste e, segundo a produtora, "terá grande significado, pois comemora-se este ano o vigésimo aniversário da sua independência e os 80 anos da invasão" japonesa.