Coronavírus Mundo

Cabo Verde retira obrigatoriedade de máscara nos espaços fechado

None

O uso de máscara deixa de ser obrigatório em Cabo Verde, mais de dois anos depois do início da pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, recomendando a utilização em situações específicas.

Desde 6 de Março que o país voltou à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo um nível "mínimo" de restrições devido à pandemia de covid-19.

A utilização de máscara na via pública não era obrigatória, mas mantinha-se essa obrigatoriedade nos espaços fechados de atendimento público, exceto em discotecas.

Deixou também de ser exigida a apresentação de certificado de vacinação ou de teste negativo no acesso a restaurantes e bares, mas continua a ser necessária essa apresentação para aceder a discotecas e locais de diversão noturna, bem como nas viagens interilhas e internacionais.

Há mais de dois meses que o país tem registado uma média de menos de 10 casos positivos por dia e o último óbito provocado pela doença, num total de 401, ocorreu em 22 de Fevereiro.

O país contabiliza um total de 56.008 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, dos quais 55.541 casos recuperados e tem apenas 14 casos activos.

Os dados mais recentes da universidade Johns Hopkins, que continua a compilar os números, apontam para mais de 6,2 milhões de mortos e mais de 510 milhões de casos em todo o mundo.