Validadas oito candidaturas regionais à 'Bandeira da Ética'
Foram validadas oito candidaturas regionais para a ‘Bandeira da Ética’. A Região Autónoma da Madeira pertence assim à ‘Comunidade da Bandeira da Ética’ após 16 candidaturas.
Até ao momento conta com 54 certificações emitidas pelas organizações regionais que, desta forma, passam a integrar uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto, podendo comunicar, estabelecer e reforçar esse objectivo nas redes colaborativas e partilhar as boas práticas tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da gestão da comunicação externa.
Por se tratar de uma certificação de uma iniciativa, no momento da validação da certificação será disponibilizado o ‘selo digital’ da ‘Bandeira da Ética’, que possibilita, às entidades, utilizar esta marca de qualidade em todos os processos de comunicação interna e externa.
As iniciativas validades são da responsabilidade das seguintes entidades desportivas regionais:
- Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz - Faz um Animal mais feliz!!!
- Vermelhimponente Associação Desportiva - Torneio Solidário BEF Madeira
- Associação de Ginástica da Madeira - Bandeira da Ética
- Clube Desportivo Barreirense - Torneio - Bens de Primeira Necessidade
- Clube Desportivo da Escola Francisco Franco - O Desporto a Formar para a Vida (Edição 3 -Comportamentos Aditivos)
- Associação Desportiva do Porto da Cruz - UM POR TODOS E TODOS POR UM
- Associação Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina - Torneio de Futebol de Rua
- Clube Futebol Caniçal - Dia da Mãe
O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) tem como missão a promoção dos valores e da ética desportiva.
Para a promoção destes valores e princípios criou-se a ‘Bandeira da Ética’, uma metodologia para certificar e valorizar boas práticas na área da ética desportiva.
Na Região Autónoma da Madeira a Direção Regional de Desporto (DRD), é a entidade promotora da metodologia tendo como incumbência a implementação e operacionalização da referida Bandeira, nomeadamente, no processo de avaliação das candidaturas, apresentadas pelas entidades, cuja atividade se circunscreve à Região Autónoma da Madeira, em articulação com a equipa coordenadora do PNED.