Tecto e desempenho
Li recentemente, na imprensa nacional e internacional que e cito…”O Presidente francês Emmanuel Macron, considera “chocante e excessivo” o valor “astronómico” do salário do Presidente executivo do grupo automóvel Stellantis, o português Carlos Tavares, e afirmou-se a favor de “tetos” de remuneração ao nível da União Europeia.
Fiquei atónito e surpreendido, mas, percebo que é fácil esta posição, principalmente numa altura de eleições e que é preciso “arrebanhar” votos.
Vamos lá e para percebermos as razões da minha estranheza:
Visto apenas pela quantidade de dinheiro, também eu fico com a sensação de que é uma enormidade; mas, vamos ao fundo da questão.
Carlos Tavares é um português, gestor de enormes créditos que foi contratado para liderar o grupo Stellantis, que em menos de oito anos, levou a que o grupo PSA (Peugeot/Citroen) passasse de uma situação de quase falência à posição de empresa líder do seu sector a nível mundial, graças à fusão com a FCA- Fiat-Chrysler, projecto em que o seu DESEMPENHO, foi considerado excepcional. Além disso, 90% da sua remuneração seria variável, de acordo com os resultados e escusado será dizer, contratada, quando poucos acreditavam, no sucesso que o projecto veio a obter e já agora, caso não tivesse tido sucesso, essa pipa de dinheiro, rápidamente, representaria ZERO.
Se calhar, barato, moderno e popular era a coisa correr mal, para não se pagar nada, nem haver “invejidades”…
Faz-me lembrar o menino mimado, que perante o insucesso repetido, dizia, não brinco mais contigo porque estás sempre a ganhar!” …
Aquilo que me pareceria mais inteligente, vindo do Presidente francês, seria criar legislação e regras que obrigassem a empresa e no caso de isso não acontecer, a contemplar, também, os trabalhadores na repartição desses resultados extraordinários que só o desempenho, de toda a equipa, o permitiram. Nivelar por baixo é SEMPRE mau!
Desculpem-me, mas sou dos que acredita que “O CÉU É O LIMITE”…! Tenho 1,84m por isso não me costumo dar bem com TECTOS.
P.S. Mas, sou humano e também às vezes fico chocado… Ouvir o Sr. Costa passados todos estes anos, afirmar que afinal, chegou à conclusão que o Sócrates é um aldrabão, confesso que mexeu comigo…
Das duas, uma, ou é mentiroso ou tonto…, como diz o povo “QUE VENHA O DIABO E ESCOLHA”… Para mim, as conclusões foram tiradas há muito tempo…!
João Abel de Freitas