Iniciativa Liberal alerta que Região terá "de recorrer à asa do Estado"
Em causa está a Dívida da Região Autónoma da Madeira.
Em nota emitida esta quinta-feira, 21 de Abril, a Iniciativa Liberal faz uma análise à Dívida da Região Autónoma da Madeira e alerta que "por este andar" o Governo Regional terá de recorrer novamente à ajuda do Estado.
A Iniciativa Liberal da Madeira recua até 2011, altura em que os "Governos liderados pelo PSD Madeira foram os responsáveis por uma dívida de 6 mil e trezentos milhões de euros, que representava, na altura, 123% do PIB regional e 927% da receita fiscal". O partido lembra que "face à dívida, a Madeira teve que pedir ajuda ao Governo Central".
Foi assinado um plano de resgate, conhecido por todos como Programa de Assistência Económica e Financeira, que, entre outras coisas, subiu os escalões do IVA para números nunca vistos e acrescentou aos combustíveis uma taxa de 15%. Somos nós, os contribuintes madeirenses, que a continuamos a pagar a Dívida. Sempre que compramos algo, sempre que abastecemos a nossa viatura, por exemplo. Iniciativa Liberal
O partido afirma que "por este andar" a Madeira terá de recorrer novamente "à asa do Estado", tal como aconteceu em 2011.
A Iniciativa Liberal da Madeira refere ainda que o preço da Dívida da Região em 2011, que deu origem ao Programa de Assistência Económica e Financeira "dava para ter ferry o ano inteiro durante 525 anos", uma vez que a "operação Ferry custou 3 milhões por ano para operar 3 meses".