Ucranianos e lituanos protestam no Funchal contra a guerra
Apoios moral e financeiro de vários países têm sido fundamentais
Dezenas de cidadãos ucranianos juntaram-se esta tarde, na Praça do Município, para se manifestarem contra a guerra da Rússia na Ucrânia. A ofensiva, que decorre há mais de um mês, já provocou milhares de mortos e milhões de refugiados, não apenas dentro do país, mas também para países limítrofes.
Igor Chervornovsky, um dos elementos da organização da manifestação, diz que estão a dar continuidade às iniciativas de apoio à comunidade ucraniana. Os apoios moral e financeiro de vários países têm sido fundamentais.
Também a Madeira, que tinha uma comunidade ucraniana significativa já a residir, tem manifestado todo o seu apoio a este país da Europa de Leste, assim como a quem escolheu a ilha para fugir à guerra e recomeçar a vida.
A manifestação de hoje junta vários cidadãos da Lituânia, que estando de férias na Região não quiseram deixar de se associar ao momento solidário.
Os manifestantes expressam palavras de agradecimento a todos os que têm ajudado o povo ucraniano vítima da invasão russa.