Dérbi Sporting-Benfica nas 'contas' do título em ronda tranquila para FC Porto
O dérbi entre Sporting e Benfica entra no domingo nas contas do título na I Liga portuguesa de futebol, numa 30.ª jornada de capital importância para os 'leões', que se encontram a seis pontos do líder FC Porto.
A cinco rondas do final, os 'leões' estão, praticamente, obrigados a vencer os 'encarnados', já fora da corrida, a 15 pontos da frente, sendo que podem entrar em campo a nove pontos dos 'dragões', que recebem no sábado o Portimonense.
Até final da prova, o eterno dérbi, o único jogo agendado para domingo de Páscoa, é o mais difícil obstáculo à equipa de Rúben Amorim, sendo que o FC Porto, que tem desvantagem no confronto direto, ainda visita o Benfica e o Sporting de Braga.
No dérbi, no Estádio José Alvalade, com início às 20:30 de domingo, uma vitória do Sporting, que não contará com Matheus Reis, castigado, sobre o Benfica, com Rafa em dúvida, devido a lesão, garante desde já aos 'leões' o segundo lugar, de acesso direto à 'Champions'.
Para o Benfica, é mais um jogo de alta intensidade, quatro dias depois de um frenético embate com o Liverpool, em Anfield Road, onde esteve a perder por 3-1, mas acabou por conseguir um honroso empate a três, ficando a 'milimetros' de um 4-3 que poderia ter feito tremer os 'reds', depois do 1-3 na Luz.
Em termos classificativos, o encontro pouco significado tem, porém, para os 'encarnados', que seguem a nove pontos do segundo lugar, do Sporting, e com mais nove do que o quarto colocado, o Sporting de Braga, parecendo destino a ficar em terceiro.
O jogo 'grande' acontece já depois de o líder FC Porto receber o Portimonense, num embate que é, teoricamente, um 'passeio' para a equipa de Sérgio Conceição, depois de chegar a um recorde de 57 jogos sem perder na I Liga, que vem desde 2020/21.
Os 'dragões', que somam esta época 25 vitórias e quatro empates, recebem os algarvios (20:30), depois de a equipa de Paulo Sérgio, 12.ª classificada, ter posto fim na última jornada -- vitória frente ao Famalicão -- à pior série sem vencer no campeonato (oito derrotas e seis empates, num total de 14 jogos).
Os algarvios têm vindo a cair na tabela, mas um bom arranque deixa-os ainda longe da zona de 'aflição', na qual Moreirense (17.º, 23 pontos) e Tondela (16.º, 25 pontos), separados por dois pontos, têm jogo de 'aflitos' no sábado.
No mesmo dia, o Belenenses SAD, 18.º e último (21 pontos), recebe o Vizela, 13.º (29), num contexto em que em que se começam a 'esgotar' os pontos, a cinco jornadas do final, com o emblema lisboeta cada vez mais em risco de descer.
A jornada abre no feriado de sexta-feira com a receção do Arouca, também perto da zona de descida (15.º), ao Santa Clara (oitavo), do Famalicão (14.º) ao Gil Vicente (quinto) e do Vitória de Guimarães (sexto) ao Paços de Ferreira (sétimo).
O Gil Vicente vai tendo mais ou menos segura a quinta posição (46 pontos), de acesso à Liga Conferência Europa, com mais sete pontos do que o Vitória de Guimarães (39), que recebe o seu imediato perseguidor, o Paços de Ferreira (36).
Ainda no sábado, o Marítimo (10.º), que não vence há quatro jornadas, recebe o Boavista (11.º), quando as duas equipas têm os mesmos 33 pontos, e estão ligeiramente abaixo do Estoril Praia (nono, 34), que fecha segunda-feira a jornada diante do Sporting de Braga (quarto, 55).
Os bracarenses são com os estorilistas os últimos a entrar em campo, depois de ainda hoje jogarem em Glasgow, com o Rangers, na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa.