Macron venceu primeira volta das presidenciais
O Presidente francês cessante, Emmanuel Macron, obteve 27,42% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais em França, segundo o Ministério do Interior e quando estão contados 89% dos sufrágios.
Os resultados provisórios do escrutínio de domingo, divulgados na internet pelo referido ministério, indicam que a candidata da União Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, conseguiu 24,6 % dos votos e que o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon obteve 20,8%.
No quarto lugar ficou o ex-jornalista e comentador político Éric Zemmour (direita radical), com 6,9% dos votos, seguido da candidata do maior partido de direita francês, Os Republicanos, Valérie Pécresse, com 4,7% dos votos.
Também abaixo da importante fasquia dos 5% - que permite o reembolso das despesas de campanha, pelo Estado -- ficaram o ambientalista e eurodeputado Yannick Jadot, com 4,4%, o ruralista Jean Lassalle, com 3,3%, o comunista Fabien Roussel, com 2,3%, Nicolas Dupont-Aignan (movimento "República de pé"), com 2,1%, a socialista presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, com 1,7%, o sindicalista Philippe Poutou, com 0,7% e, em último lugar, Nathalie Arthaud (partido Luta Operária) com 0,5%.
De acordo com o Ministério do Interior francês, a abstenção ficou em 25,1%, tendo votado 33.412.082 eleitores.
A segunda volta das eleições presidenciais está marcada para 24 de abril, opondo Emmanuel Macron e Marine Le Pen.
O Presidente francês poderá ser reeleito segundo sondagens realizadas hoje após a primeira volta. Macron conta com entre 54% e 51% das intenções de voto contra 46%-49% para Le Pen, o que significa que a disputa seria muito mais renhida do que há cinco anos, quando o Presidente ganhou com 66,1% dos votos e a candidata da União Nacional obteve 33,9%.