A Guerra País

TAP dá apoio a instituições de ajuda humanitária e a refugiados da Ucrânia

None

A TAP Air Portugal informou esta terça-feira que está a desenvolver uma série de iniciativas para ajudar as entidades portuguesas que prestam ajuda humanitária nesta situação dramática e aos refugiados da Ucrânia.

As iniciativas da TAP envolvem os trabalhadores da companhia, clientes, autoridades nacionais e internacionais e várias organizações de ajuda humanitária e dizem principalmente respeito ao transporte de pessoas e carga aérea na rota Lisboa - Varsóvia, em ambos os sentidos.

A TAP explica que oferece lugares em voos de e para Varsóvia - o destino mais próximo da fronteira ucraniana operado pela TAP - e o transporte de carga, incluindo material médico, alimentos e outros bens de ajuda humanitária.

Estes lugares nos voos e capacidade de carga estão a ser geridos pela TAP de acordo com a disponibilidade em cada voo.

Como beneficiar da ajuda

Para beneficiar desta facilidade, as organizações de ajuda humanitária devem candidatar-se preenchendo este formulário online (exclusivamente para organizações legalmente constituídas, este apoio não está disponível para indivíduos).

Relativamente aos refugiados que desejam viajar para Portugal, a TAP diz que está a  trabalhar em "estreita colaboração" com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, disponibilizando vários lugares nos voos da TAP a partir de Varsóvia e ficando em permanente prontidão para a realização dos voos humanitários que forem solicitados pelas autoridades.

'Doar Milhas' é opção

Todos os Clientes do Programa TAP Miles&Go podem também ajudar os refugiados da Ucrânia e as instituições que os apoiam doando milhas, o que pode ser feito a partir de 14 de Março em flytap.com.

A TAP diz que está a "seleccionar organizações de ajuda humanitária que estão a desenvolver programas de apoio aos refugiados da Ucrânia e o objectivo é atingir 1 milhão de milhas doadas a cada uma das entidades, que podem então utilizar essas milhas para comprar bilhetes para transportar voluntários".