Madeira

Escola de S. Vicente promove iniciativa sobre Primeiros Socorros

None
Foto Shutterstock

Numa organização conjunta dos Grupos Disciplinares de Ciências da Natureza e de Educação Física, a Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA), em São Vicente, irá dinamizar, na próxima quarta-feira, dia 9 de Março, entre as 18h e as 19h30, a iniciativa 'O Direito de ser socorrido e o Dever de saber Socorrer', tendo por público-alvo pais e encarregados de educação.

Em nota de imprensa, a escola explica que a referida ação constará de uma vertente introdutória, de aproximadamente 15 minutos, seguida de uma componente prática, na qual se privilegiará a experimentação e execução de algumas técnicas de socorro, designadamente: Posição Lateral de Segurança (PLS); manobras de reanimação cardiorrespiratória; aplicação do Desfibrilador Automático Externo (DAE); procedimentos em situação de obstrução das vias aéreas (pancadas interescapulares e manobra de Heimlich); procedimentos em situação de fraturas e hemorragias, entre outras situações nas quais o socorro primário pode fazer toda a diferença na vida do próximo.

"A temática dos Primeiros Socorros é de importância vital em qualquer contexto do quotidiano, particularmente em contexto escolar. Os acidentes acontecem sem aviso prévio e, na impossibilidade de termos um profissional de saúde/de socorro em cada esquina, é essencial que cada um de nós exerça o dever de saber socorrer",  consideram os responsáveis daquele estabelecimento de ensino da costa Norte.

A situação é sustentada pelos números, já que, afirmam, cerca de 40% dos óbitos por PCR (paragem cardiorrespiratória) seriam evitados caso as vítimas recebessem suporte básico de vida nos primeiros 10 minutos após a ocorrência, considerando que as escolas têm deveres e responsabilidades acrescidas na sensibilização e educação para esta temática que tanto afeta o nosso quotidiano.

Recorde-se que a escola já havia realizado, no primeiro período, uma acção semelhante na qual participou toda a população discente.