A Guerra Madeira

Últimos turistas russos já terão deixado a Madeira

None
Foto Jetphotos

Partiu hoje, dia 6 de Março, do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, um avião da Corendon Airlines que deverá transportar os restantes turistas russos que permaneciam em território insular.

Contactada pelo DIÁRIO, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura não confirmou a informação, indicando que a operação de repatriamento estaria a ser coordenada entre as autoridades russas e o operador.

Na passada sexta-feira, o operador havia deixado a garantia a Eduardo Jesus de que os restantes turistas seriam repatriados "até à próxima segunda-feira" [amanhã, dia 7 de Março], mas ao que tudo indica a operação de repatriamento terá sido antecipada.

Isto porque uma aeronave da Corendon Airlines (a mesma companhia que, na sexta-feira, repatriou 189 turistas russos) e que não voa regularmente para a Madeira, deixou o Aeroporto, pelas 09h10 deste domingo, rumo a Munster (na Alemanha).

Questionado pelo DIÁRIO, Eduardo Silva, o representante do operador - que tratou da retirada dos primeiros turistas russos da Região - adiantou apenas que os turistas a seu cargo "já foram todos repatriados" e que seria, então, outra operadora a coordenar a retirada dos últimos russos na Madeira.

Na Madeira estavam retidos, desde a semana passada, cerca de 220 cidadãos russos, entre turistas e jornalistas, que se encontravam hospedados numa unidade hoteleira no Funchal. A maioria (189) partiram a 4 de Março, com destino a Antalya, na Turquia. 

Os restantes seguem agora para a Alemanha, onde têm, aterragem prevista às 14h20. Com o encerramento do espaço aéreo à Rússia, não se sabe ainda como depois será feita a ligação a Moscovo.