A Guerra Madeira

Operador garante retirada de todos os russos até segunda-feira

None

As mais recentes informações por parte do operadpr turístico que estão a agilizar a retirada de cidadaos russos da Madeira dá conta de que grande parte deve sair já hoje da Região. Até segunda chegará um avião para transportar os restantes.

As declarações são de Eduardo Jesus, à margem das celebração do centenário da morte do beato Carlos da Áustria.

Não ha indicação de russos que queiram permanecer na Região.

Quanto aos cidadãos ucranianos, estão a ser acompanhados tal como já anunciado.

"Passados cem anos, a Madeira é novamente um teatro de paz longe da guerra"

Eduardo Jesus recorda que a família de Carlos de Áustria procurou um lugar de paz, que encontrou na Madeira. "Passados cem anos, a Madeira é novamente um teatro de paz longe da guerra", referiu o secretário do Turismo e Cultura, na cerimónia de apresentação das comemorações do centenário da morte de Carlos de Áustria, que decorreu no Monte. Tratou-se de uma clara alusão à situação na Ucrânia em comparação com a guerra que o Beato enfrentou.

No âmbito destas comemorações estão previstos vários eventos. Foram criados vários projectos, como uma exposição na Quinta Magnolia. Haverá um Te Deum de louvor à paz, num grupo que virá à Madeira para essa homenagem.

Na Quinta das Cruzes estará o Relógio do Imperador. O Arquivos e Biblioteca da Madeira vai reunir pesquisa sobre esta matéria.

Carlos de Áustria  dará nome a estrada no Monte

Pedro Calado agradeceu o convite para que a Câmara Municipal se associe a estas comemorações. A CMF tem o comprimisso de transmitir através de canais digitais a missa que será celebrada no dia 1 de Abril, na Sé do Funchal, data do falecimento do beato.

Já em Junho, a Feira do Livro do Funchal terá uma referência específica à vida do Beato Carlos de Áustria.

Numa terceira fase, haverá uma exposição de fotografias e esculturas relacionadas com a vida do Beato, na estação de comboios do Monte, que foi recuperada.

A autarquia quer pensar um documentário televisivo para dar a conhecer a vida e obra deste Beato.

A CMF vai aprovar a designação Estrada D. Carlos de Áustria na ligação entre a Quinta do Imperador e a Igreja.

Indulgência a quem peregrine e reze junto ao túmulo do Beato

O Bispo do Funchal admitiu que o Beato Carlos de Áustria não lhe era desconhecido aquando da sua chegada à Madeira. D. Nuno Brás afirmou que um dos maiores compromissos dos Bispos do Funchal é guardar as relíquias do Beato Carlos.

Por esse motivo as comemorações alargam-se no tempo. O Bispo proclamou o tempo Jubilar para as comemorações.  Foi pedida ao Papa Francisco a indulgência a quem peregrinasse e rezasse junto ao túmulo do Beato de 24 de Março a 21 de Outubro.